ALÉM DE TUDO AINDA TEM PRÊMIO !

by

I Corintios 9.25-27

25 E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.

26 Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.

27 Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.

O fato de sermos aceitos por Deus é algo magnífico e isso se destaca na religião como privilégio e prazer relacional.  Esta realidade não se limita a inclusão, mas também se destaca na relação,  ou seja,  não é algo tipo “tudo bem fique ai num canto” mas sim  restauração de relação.  E como todo bem estar reservado para os filhos é magnífico, não é de se estranhar que pareceu difícil ouvir Jesus chamar Yahweh de Pai,  como as crianças fazem com seus pais numa terna demonstração de afeto.

Aqueles que estão em Cristo pertencem a uma nova família, logo assumem um novo status, podem gozar de novos privilégios e pela segurança transmitida pelo Pai, venceu o medo;  Pela natureza presente no Pai,  vencem o estado de escravidão,  assim na Bíblia se lê:

Romanos 8:15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.

Por isso são  assistidos na história de outra maneira, de maneira clara e inequívoca pois a Bíblia diz:

Romanos 8:17  Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.

Não me resta outra palavra se não dizer é Magnífico – Estou muito Feliz com Jesus – Sim, pois foi Jesus que conquistou para nós, na cruz do Calvário,  comprando nossa vida,  nos resgatando,  fazendo-nos propriedade exclusiva sua, por isto somos guardados com tanto amor e carinho,  ainda na Bíblia se Lê

1 João 3:2  Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.

S3

No ano de 2009 a imprensa ajudou uma empresa atender sua necessidade de contratação de funcionário. Todos os dias empresas contratando funcionários seria algo normal que não desperta o interesse jornalístico, mas um emprego  na ilha Hamilton, localidade paradisíaca na Austrália,  ótimo clima chamou atenção. A atividade consistia em passar os dias hospedado em uma mansão, andando de Jet Sky,  tirando fotos,  testando os serviços e os restaurantes das pousadas 5 estrelas daquela ilha. Por isso todos chamaram de o Melhor emprego do Mundo!  O vencedor de tal vaga foi o Britânico Bem Southal, após vencer 34 mil concorrentes.  Ah esqueci de falar,  o salário anual era de R$ 300.000,00 por ano algo como R$25.000,00 por mês.

Alguém pode com razão perguntar:

Ainda pagam para ele fazer isto?

Exatamente existem situações de extrema vantagem e prazer e ainda tem um salário, que poderia ser feita gratuitamente.

Eu acabo de descrever de forma simples e compacta um pouquinho do beneficio,  do prazer, da segurança e da paz interior que temos em Deus e além de tudo isto, ainda temos  prêmios prometidos de Deus,  .

Por isso destaco uma verdade sincera para você: SER FILHO DE DEUS É O MAIOR PRÊMIO! Um dos pastores Pagliarin falou uma bobagem na radio,  disse que existem filhos e Filhos de Deus e que não é bom ser filho de Deus simples… BOBAGEM!

O que esta sendo dito nesta oportunidade é que Deus tem algo mais para nós! Algo  abençoador e enriquecedor, que só poderia partir dEle e que  tal qual a graça,  é fruto de seu caráter amoroso e doador,  algo identificado como COROAS.

Há muito tempo a Monarquia não tem lugar no Brasil, mas todos nós estamos familiarizado com este símbolo, seja da rainha do baile, seja do rei do futebol, seja da iconografia contemporânea, onde ícones modernos com freqüência exibem a coroa como símbolo de majestade, destaque,  reverência e poder, pois é isto que Deus prepara para nós.  Em texto anteriormente pregado já vimos que julgaremos o mundo, que julgaremos até os anjos, e nesta posição de soberania temos a segurança de que o próprio Deus nos coroou,  alias com mais de uma coroa:

Quais são as coroas dos crentes?

A Biblia fala sobre:

A Coroa de Alegria 1Ts 2: 19-20

Começo desfazendo o mito de que a Coroa é algo para um futuro distante além vida terrena.  O Efeito de satisfação,  bem estar e nobreza já pode ser experimentado por nós aqui.  Quando você direciona uma pessoa a um novo caminho, longe dos vícios,  daquilo que lhe destruía e tirava o valor,  a pessoa passa a ser sua coroa de alegria. Paulo fala assim:

1 Ts 2:19  Porque qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura, não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda? 20  Na verdade, vós sois a nossa glória e gozo.

Todos podemos ter esta coroa – Evangelize / anuncie  – Esta Coroa exige Compartilhar Jesus

A Coroa da Vida Tg 1: 12 e Ap 2: 10

Tiago 1:12  Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.

Como o próprio texto diz trata-se de coroa reservada para os que:

  • Suportam a provação
  • Perseveram em Cristo

A Bíblia diz que temos em Deus um recurso para nos fortalecer e nos ajudar nas lutas da vida, como dizia a antiga canção, temo a certeza de que o Senhor nos carrega quando nossas forças falharem.

1 Coríntios 10:13  Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

Todos podemos ter esta coroa – Persevere no Senhor  – Esta Coroa exige Persevera

A Coroa Incorruptível 1Co 9: 25-27; 2Co 5: 10

O apóstolo Paulo mostra que é necessário lutar diariamente contra a própria carne e seus desejos 1Co 9: 25-27. Ele esmurrava seu corpo e o reduzia à escravidão, ou seja, ele tinha domínio sobre seu corpo para não ser encontrado desqualificado no dia do julgamento em que irá receber essa coroa. Essa mesma atitude deve ser tomada por todos aqueles que pretendem conquistar essa coroa.

Dificuldades fazem parte da vida, mas enfrentá-las sem a ajuda de Deus é correr o risco do fracasso. A doutrina do domínio da carne precisa ser praticada pelo crente. Quem quiser receber a coroa incorruptível tem de lutar contra o homem interior e só o Espírito Santo pode ajudar, Ef 3: 16.

Todos podemos ter esta coroa – Discipline-se  – Esta Coroa exige Disciplinaa

A Coroa da Justiça 2Tm 4: 8

2 Timóteo 4:8  Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

Aqueles que não olham só para o agora,  não se iludem com este mundo e crêem num plano maior de Deus e na fidelidade dele para cumpri-lo,  pois nos parâmetros de Deus são superiores JUSTIÇA.  Por pensar assim aguardam para experimentar tal promessa,  desejosos pelo reinado absoluto de Jesus. MARANATA!

  • Você deseja, ama e anela pela volta de Jesus?
  • O que tem feito em seu dia-a-dia para que ela aconteça?

Todos podemos ter esta coroa – Organize-se  – Esta Coroa exige Amar Jesus

A Coroa de Glória 1Pe 5: 1-4

A coroa de glória é para os que apascentam o rebanho de Deus. Ela está preparada para os pastores e demais obreiros que apascentam o rebanho, as igrejas do Senhor Jesus Cristo. Essa coroa é um galardão especial para aqueles que dedicaram suas vidas em prol da igreja, não em constrangimento (forçados), mas espontaneamente.

Para todos a mesma advertência:

Apocalipse 3:11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

  • Observe nos textos que as coroas são valiosíssimas
  • Observe no texto que as coroas são incomparáveis a nada que haja na terra
  • Observe no texto que as coroas constituem  item que avança para a eternidade

Por isso no texto lemos

25 E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma coroa incorruptível.

 

E pensar que Jesus,  segundo os descritos bíblicos,  foi humilhado e flagelado por uma coroa de espinhos.

João 19:2  E os soldados, tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram sobre a cabeça e lhe vestiram uma veste de púrpura.

Vejam como é grande o amor de nosso Salvador por nós: recebeu uma coroa de vergonha para que nós recebêssemos esta coroa de honra

Preciso ser redundante para que você não tenha duvida:

  • A Salvação ocorre pelos méritos de Cristo
  • Deus excede a si mesmo em bondade e além da salvação nos presenteia
  • Este presente que nos dignifica é resposta do quão a sério levamos nossa vida com o Senhor

Fica Claro por tanto que estas coroas são conquistadas

Sei que esta possibilidade de ser premiado por Deus criou interesse em você,  então vamos para algumas dicas que o texto lido nos dá:

1  –  VIVA  COM  BOM  SENSO

25 E todo aquele que luta de tudo se abstém;

eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível,

nós, porém fazemos, para alcançar uma coroa uma incorruptível.

As Coroas recebidas nos dias de Paulo,  nos chamados jogos Ístmicos, como prêmio na vitória de jogos,  era feita de ramos,  louro, pinheiro, não importa o quão resistente era o vegetal poucos dias se passavam e aquele tão desejado premio murchava 5 anos de espera e 10 meses de treino intensivo.  Sem foto, filme,  globo esporte ou troféu de ouro,  só uma coroa murcha e a boa vontade das pessoas em se lembrarem

Perdoe-me este jeitão direto de falar, mas preciso começar sendo o mais prático possível,  não tem lógica você  pagar um preço alto por algo que não tem valor!

  • Você abre mão de experiências prazerosas, um doce por exemplo,  para moldar seu corpo
  • Você abre mão de tempo precioso, que te faz falta, para pensar,  para descansar,  para dar um momento de qualidade com a família;
  • Você deixa de fazer tanto que você gostaria de fazer o faz tanto que NÃO gostaria de fazer,  para alcançar um resultado,  extremamente corruptível, volátil

o   Pense no resultado que você busca encontrar

o   Pense agora no quanto tempo este resultado  durara

o   Agora pense qual preço você precisa pagar por este resultado

Tudo na vida tem preço, do regime à faculdade! Não estou fazendo campanha para você não investir no que  quer. Estou apenas conscientizando você do desgaste natural com aquilo que dura pouco! Portanto: Por que você não investe naquilo que permanece a vida eterna.

Você tem sido sensato?   Está investindo naquilo que dura?

Receba a coroa que tem verdadeiro valor e merece seu esforço

2  –  VIVA  COMPROMETIDO  COM  OS  OBJETIVOS

São os objetivos que fazem alguém coerente,  eles alinham o discurso com a prática e também nos salva de viver acidentalmente

25 E todo aquele que luta de tudo se abstém;

eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.

26 Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.

  • É uma luta
  • Toda luta exige preparo
  • Todo preparo é eficaz quando se tem alvo

Não dá para andar como louco dando soco no ar, os golpes são para o adversário

Você tem vivido com um objetivo maior?

Receba a coroa daquele que olha na direção correta e valoriza o que vê,  não desperdiçe tempo nem energia;

3  –  VIVA  COM  SERIEDADE

Uma das marcas de nosso ministério é a leveza, o riso e a alegria de estarmos juntos. Isto de maneira alguma anula a seriedade e a reverência.

Nossas mentes,  depois do domínio dos computadores e das tecnologias, ficou livre quanto ao erro, é como se não tivesse mais consequências danosas,  simplesmente apagamos e fazemos de novo, basta uma tecla.

No inicio de minha vida profissional como desenhista, o pior que poderia acontecer era cometer um erro, errar uma linha num desenho no papel vegetal a naquim equivalia a um bom tempo de trabalho para concertar,  precisava ser raspado na gilete, passar uma borracha de areia, borracha normal,  benzina, esperar secar… Com o computador o impacto do erro,  nas mentes, ficou menor.

  • O vídeo game faz o personagem voltar a vida com um botão
  • Os filmes de Hollywood fazem da morte algo banal

A soma deste espírito do tempo tira de nós o senso de consequência e a visão dos desdobramentos de nossos atos.

Paulo disse:

27 Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.

Esta levada em conta a possibilidade de reprovação,  de perder sua coroa de ministro e, como ele levava a sério,  mesmo com a salvação,  isto seria um prejuízo.

Você tem levado a vida com Deus a Sério ou é só mais um passa tempo de sua vida?

Leve a sério sua vida com Deus, porque Deus leva sua postura a sério

Bendito seja Deus que fez seu filho receber uma coroa de vergonha para que nós recebêssemos uma coroa de honra.  Que cada vida aqui presente deseje esta coroa ardentemente

 

 

Share

Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *